Respostas Sociais

O Centro Social Paroquial de Almaceda dispõe de uma Equipa Multidisciplinar composta por Diretor/a Técnico/a, Assistente Social, Médico/a, Enfermeiro/a, Animador/a Sociocultural, Administrativo/a, Fisioterapeuta (quando contratualizado) e trabalhadores distribuídos pelas várias categorias profissionais.
As respostas sociais do Centro Social Paroquial de Almaceda organizam-se em:
  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI);
  • Centro de Dia;
  • Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (E.R.P.I.)

A E.R.P.I presta um serviço de utilidade social centrado na faixa etária mais avançada da nossa população e está em funcionamento desde 06 de Setembro de 2013. Tem uma capacidade máxima de 32 idosos residentes. Todos os quartos estão devidamente equipados, proporcionando todo o conforto e segurança na configuração de quartos individuais e duplos. A resposta social tem uma equipa de ajudantes de ação direta devidamente formada que está permanentemente alerta para qualquer necessidade, pronta a intervir a qualquer instante, 24h por dia.

Centro de Dia

É uma resposta social, desenvolvida em equipamento, para prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a permanência dos idosos no seu meio sociofamiliar.
A inscrição no Centro de Dia pode ser feita no equipamento através do Atendimento Social e será feita a admissão imediata ou sujeita a lista de espera de acordo com as vagas existentes.

Os serviços prestados no Centro de Dia são:

  • Alimentação
  • Higiene Pessoal
  • Higiene Habitacional
  • Tratamento de Roupa
  • Orientação na medicação

Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

É um serviço que assegura a prestação de cuidados personalizados no domicílio dos idosos que, por motivo de doença, deficiência ou outros impedimentos, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
A inscrição no Serviço de Apoio Domiciliário pode ser feita no equipamento através do Atendimento Social e será feita a admissão imediata ou sujeita a lista de espera de acordo com as vagas existentes.

Manuais aplicáveis e planos de atividades

Plano de Atividades do ano 2019

Código de Conduta e Ética do CSPA

Manual de Acolhimento ao Cliente

Manual para a Gestão e Prevenção de Situações de Negligência, Abusos e Maus-tratos

Horários temporariamente suspensos, devido ao COVID-19.

Obrigado pela sua compreensão.